O atendimento do Serviço Social na Santa Casa de Misericórdia é realizado por demanda espontânea e consultorias.No atendimento assistencial,o profissional presta auxílio aos pacientes e familiares, de acordo com as singularidades e particularidades de cada caso.

O setor de serviço social conta com duas assistentes sociais (uma em cada turno) atuando em todos os setores do hospital.

O objetivo principal é garantir os direitos sociais, acolhendo o paciente e seus familiares nas suas necessidades. Identificar a relação entre os recursos institucionais necessários e disponíveis, o perfil dos usuários e as demandas (reais e potenciais), identificando e estabelecendo prioridades entreas demandas.

Criar mecanismos (rotinas) e ações que facilitem o conhecimento e o acesso do usuário aos serviços oferecidos pela unidade hospitalar e pela rede de saúde, potencializando a utilização dos recursos institucionais e facilitando a participação dos usuários/famílias no controle social dos serviços prestados.

Participar e potencializar a interação com as equipes multiprofissionais, para melhor encaminhamento das necessidades dos pacientes.

A partir da abordagem do assistente social, discutir o processo de referência e contra referencia com a Rede de Atenção á saúde, Rede de Atenção Psicossocial, Rede Intersetoriale outros espaços necessários para discutir e planejar ações necessárias a partir do estudo das demandas reais e demandas reprimidas.

Atualizar constantemente o sistema de registro e a organização da documentação do Serviço Social, de forma a possibilitar a sistematização dos dados necessários ao planejamento e à avaliação das ações realizadas (documento de registro de entrevistas, reunião, relatórios, anotações em prontuário, pareceres).