A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul foi fundada em 15 de agosto de 1947, numa iniciativa do então Prefeito interino Sr. Altair Dantas que, juntamente com um grupo de dezesseis Lourencianos (que subscreveram a ata de criação: Eurico R.de Souza; Altair Dantas; Júlio de Oliveira; Virgílio dos Santos Abreu Neto; Pe. José Herbst; Idalino Campos da Luz Netto; Francisco Vieira; Nestor F. Graeff; Amaral Ribeiro; Egydio José de Vargas; Otavio Russo; João Carlos Colvara; Pedro Tomaschewski; Alfredo Born; José Duarte e Ney Pinto da Silva) “reuniram-se na sacristia da Igreja Matriz, com a finalidade de fundar uma Santa Casa de Misericórdia, para atender os desafortunados que necessitassem de tratamento médico, possibilitando-lhe o pleno restabelecimento de sua saúde”.

A Instituição está localizada no centro da cidade de São Lourenço do Sul, na Rua Almirante Abreu, nº 437, é dotada de patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Caracteriza-se por ser uma entidade de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que visa estender as ações médico-sociais e filantrópicas não só a comunidade local, como para toda a região, sendo prestado um atendimento universal, já que mantém convênio de Prestação de Serviços com o SUS – Sistema Único de Saúde.

O hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul é um Hospital de Médio Porte, possui uma área física de 5.498,38 metros quadrados, com capacidade instalada de 103 leitos, dos quais 81 leitos são colocados à disposição dos pacientes do SUS.